CONHEÇA ALGUMAS CERIMÔNIA DE CASAMENTO REALIZADAS EM LUGARES INUSITADOS
Alguns casais, que pretendem uma cerimonia de casamento original e diferente do habitual, optam por lugares inusitados para se casarem.
Uma gruta ou uma caverna é sem dúvida um dos lugares mais originais para um casal realizar a sua cerimônia de casamento. Já foram vários os noivos que optaram por casar, e também fazer a festa de casamento, nesse ambiente tão escuro mas ao mesmo tempo muito romântico.
Os casamentos embaixo de água são também fora do comum e fazem as delícias dos noivos que querem fazer casamentos diferentes e inesquecíveis. O mais curioso nesses casamentos é que os noivos se vestem a rigor, apesar de irem molhar as suas roupas.
Dentre outros lugares inusitados, como o céu, no mar...a criatividade não tem limites.
As dez maiores ilusões da noiva
Fazer tudo sozinha, emagrecer a um mês da festa e esperar que tudo saia perfeito no dia: drible os erros fatais de quem está a caminho do altar
Algumas são mais modernas, outras mais românticas. Mas a maioria das noivas idealiza o casamento como um conto de fadas. E aí mora o perigo: com uma expectativa irreal, o risco de se decepcionar é enorme.
Conversamos com noivas e especialistas no assunto para selecionar as 10 ilusões mais comuns das noivas ao planejar o casamento. Se você se identificar com alguma delas, veja as dicas e fuja enquanto é tempo. Não cometa o erro de...
1. Acreditar que tudo será perfeito no dia do casamento
Por mais que você tenha planejado tudo como sempre sonhou, imprevistos acontecem. E você não deve esquentar por isso. “Provavelmente apenas você irá perceber estes detalhes”, comenta a blogueira Karen Melzer, do blog Casamenteiras.
Dica: Fique atenta na hora de contratar os serviços: bons fornecedores diminuem os riscos e ajudam a noiva a relaxar.
2. Achar que pode organizar uma festa grande sozinha
A organizadora de eventos Carla Fiani, da Wedding & Co, diz que dependendo do tamanho do casamento e da disponibilidade da noiva, não é impossível. Mas festas maiores exigem apoio. “Principalmente no dia da festa, porque é necessário ter alguém desde o início da montagem para receber as encomendas, doces, lembrancinhas e acompanhar a chegada dos fornecedores”, afirma. Contando que a noiva passará o dia no cabeleireiro se produzindo, fica praticamente impossível dar conta.
Dica: Se você planejou e contratou tudo sozinha, nomeie uma amiga ou parente organizada e comprometida para receber os fornecedores e dar assistência aos noivos no dia da cerimônia.
3. Achar que o dinheiro será suficiente sem fazer as contas
A menos que você tenha muito dinheiro e não faça questão de gastá-lo indevidamente, é quase impossível fazer uma festa sem um planejamento financeiro. “No mundo das festas não há limites. Com tantas informações e produtos especializados, é comum se deslumbrar e é nesse momento que o planejamento financeiro faz a diferença”, diz a decoradora Beatris De Michelli.
Dica: Ter um planejamento financeiro preestabelecido e organizado fará com que você ganhe tempo e qualidade no seu evento, montando estratégias de orçamento para a realização do sonho não virar um pesadelo.
Planejamento financeiro é essencial: calcule quanto reservar para cada item na Calculadora do Casamento
4. Convidar um número maior de pessoas contando que algumas não irão à festa
Às vezes se perde uma festa linda por errar no dimensionamento. Se a noiva fecha a festa para 200 pessoas e coloca 300, vai faltar serviço. “Falta garçom, comida, bebida, espaço para locomoção e é um desrespeito com os fornecedores envolvidos, porque os convidados não sabem que o equívoco foi dos noivos e acabam julgando a prestação de serviço baseados no que viram na festa”, explica Carla Fiani.
Dica: Faça uma reunião 10 dias antes da festa com a organização para alinhar o número final de convidados que estarão presentes.
5. Achar que festas durante o dia não são tão animadas quanto as noturnas
Festas de casamento também podem ser maravilhosas como brunches, almoços ou quando realizadas no final da tarde. “O importante é conhecer seu público – família, amigos e convidados – pois é a energia deles e dos noivos que levanta uma festa”, diz Andrea Maia, do Expresso Gourmet.
Dica: Cuidado na escolha de horários que possam provocar desconforto aos convidados. Por exemplo: um casamento marcado muito cedo faz com que as mulheres tenham que madrugar para se pentear e maquiar.
Penteados com arranjo: fixação tem seus segredos, mas ao fim da festa não espere estar igual
6. Convidar damas e pajens muito novos e esperar que eles entrem direitinho
A noiva pode até convidar aquela sobrinha pequena, mas contando com a possibilidade de ela desistir na hora e ainda abrir um berreiro na porta da igreja. “Se estiver consciente que isso pode acontecer e você não ficará nervosa tudo bem”, diz a blogueira Karla Keunecke. “Caso contrário, opte por crianças maiores”.
Dica: O ideal é que as crianças que farão o cortejo tenham mais de 2 anos.
7. Achar que o cabelo e a make vão ficar impecáveis até o final da festa
Todos os convidados vão querer abraçar e beijar a estrela da noite – a noiva. Por isso, não espere chegar ilesa ao fim da festa, nem deixe as fotos para o momento final. Mas é possível minimizar os problemas escolhendo um profissional especializado em noivas.
Dica: Paulo Persil, expert em penteados para o grande dia e colunista do Delas , revela um de seus segredos: posicionar os acessórios ou penteados assimétricos do lado direito. “Como os noivos ficam lado a lado, com ele do lado esquerdo, o ideal é preservar o lado direito, garantindo a beleza do penteado e fixação dos acessórios com mais segurança”, ensina.
Divulgação/Marco Tarragô
Vestido: escolha deve valorizar os pontos forte da silhueta da noiva
8. Comprar o vestido menor e tentar emagrecer um mês antes do casamento
Embora muitas acabem emagrecendo naturalmente, devido ao estresse dos preparativos, a noiva sempre deve optar por um modelo que valorize seus pontos fortes, independentemente do peso. “A noiva deve se sentir linda e única no casamento e superconfortável dentro do seu próprio estilo. O vestido tem que caber perfeitamente para não ter surpresas às vésperas do grande dia”, afirma o estilista Marco Tarragô.
Dica: Marco sugere buscar um vestido que realmente tenha a ver com a noiva. Se é romântica, use renda e detalhes delicados. Se é exuberante, abuse de pedrarias e cristais.
9. Achar que a festa só é animada se tiver banda ao vivo
“Temos DJs sensacionais que carregam a festa do início ao fim com a maior animação”, diz a organizadora de eventos Carla Fiani. Na verdade, quem faz uma pista animada são os noivos e seus convidados.
Dica: Noivos que ficam na pista o tempo todo é a garantia de festa animada.
Esse é um hábito do passado que já mudou nos tempos de hoje. Segundo Carla Fiani, se a noiva tiver condições de dar algo para os convidados, perfeito, mas isso não é mais uma obrigação.
Dica: “Os bem casados fazem muito bem as vezes de lembrancinha e prolongam a festa quando o convidado chega em casa”, revela.
Traje do noivo pode sair do tradicional
Cores nos coletes e gravatas, texturas, fraquetes mais curtos e figurino monocromático são opções para quem quer sair do lugar comum
A noiva pode ser o grande destaque do casamento, mas os noivos têm, sim, seu espaço para brilhar – e sair da combinação simples de terno e gravata ou do lugar comum do meio-fraque sem fazer feio.
Noivos de estilo arrojado no dia-a-dia saem na frente. Para eles, ousar no traje da cerimônia é mais fácil e natural. O ator Caio Blat ficou ótimo de gravata verde-limão em sua união com a atriz Maria Ribeiro, em 2007 (veja na galeria abaixo). Mas nem todos sustentariam o traje com naturalidade. Como ser diferente sem errar?
João Camargo, alfaiate que assina trajes de famosos como Rodrigo Faro, Rodrigo Lombardi e Daniel Boaventura, sugere o smoking com tonalidades diferentes. Para a noite, ele recomenda o azul marinho com gravata borboleta off-white. Já para as cerimônias diurnas, a cor escura pode ser substituída por um azul mais claro ou um cinza intermediário. “Esta é uma bela opção, pois combina com a tradição do casamento sem ficar exagerado”, aconselha ele.
Outra tendência apontada pelo alfaiate é o terno com texturas e desenhos na própria trama do tecido, dando um toque diferente às peças. “Riscas na vertical ou estampas sem contrastes de cor fazem com que a roupa não pareça um terno comum”, diz Camargo.
Também continuam em alta os fraquetes ou casacos um pouco mais curtos, com detalhes de fino acabamento em cetim vison. Segundo o consultor Oswaldo Muller, da Maximu's Rigor, o visual monocromático, com a adoção de uma única cor da cabeça aos pés, inclusive nos sapatos, é aposta certa dos noivos para chamar a atenção dos convidados.
Quem preferir dar um colorido a mais pode adotar cores diferenciadas, mas somente nos coletes e nas gravatas. “Trajes multicoloridos e inovações ousadas demais, como pedrarias e bordados, levam ao risco do exagero”, alerta Oswaldo.
Diferente e elegante
Uma alternativa para os homens de estilo mais discreto e simples é o terno com colete, incrementado com uma gravata plastron – aquela de cetim ou seda amarrada como se fosse um lenço – ou italiana, ou um meio-fraque com três botões. “Trajes com corte slim e tecidos exclusivos, com destaque para os detalhes especiais na lapela e colete, são uma boa para os noivos que não querem ser apenas um coadjuvante no altar”, sugere Cristofer Mickenhagen, da Black Tie.
Seja qual for o estilo adotado, o elemento mais importante no traje de noivo é a alfaiataria. Uma roupa com modelagem ruim pode por tudo a perder. Também é preciso tomar cuidado com peças que já foram alugadas muitas vezes, para evitar a aparência de velhas.
"A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um" Cl 4:6 A Bíblia nos ensina que devemos dosar e medir o que falamos. No muito falar vêm as palavras tolas. A nossa palavra deve ser temperada, sempre analisada antes de sair de nossa boca. Nossa língua tem o poder de destruir os sonhos de um amigo, tem o poder de entristecer o coração de alguém a ponto de causar-lhe sérios danos psicológicos e complexos terríveis pelo resto da vida. A nossa língua revela mais do que pensamos a respeito de nós mesmas. Quase sempre achamos que estamos com a razão, que somos boas o suficiente para dizermos aos outros o que bem queremos, mas isto não é verdade, e mesmo que fosse, não temos o direito de achar que somos mais sábias que os outros: Pv. 3-7 “Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.”
A Bíblia nos dá uma receita de equilíbrio, através da forma como Jesus se dirigia a qualquer um que se aproximasse dele. Ele sempre tinha em sua boca uma palavra de amor e edificação. Jesus cuidava das pessoas, ministrava amor e cura a todos que vinham até Ele. Cristo jamais diminuiu alguém com algum comentário pessoal, nem apontou esse ou aquele defeito de alguém, como muitas de nós fazemos sem o menor remorso. O pior é que e mesmo percebendo que magoamos nosso irmão, não pedimos perdão depois, deixamos pra lá. Muitas pessoas sentem grande prazer em fazer críticas aos outros, acusam ou apontam suas falhas como se aquilo fosse a sua razão de viver. Como podemos receber as bênçãos que tanto pedimos a Deus, se cometemos esta falha horrível contra aqueles com quem convivemos?
Cada vez que entristecemos o coração de alguém com algum comentário, seja ele qual for, acertamos em cheio o coração de Deus também. 1 Pe 3:10 “Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.” Quer um conselho? vá atrás de alguém a quem já magoou com suas palavras e conserte isto o quanto antes. Alegre o coração de Deus com essa atitude nobre.
“Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos?” Ec 5:6
“Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano” 1Pe 3:8 "Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta." Mt 5:23